segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Da série "A Imaginação no Poder"

Uma invasão do prédio da UNE, no Rio de Janeiro, impedindo a diretoria de entrar nele.

3 comentários:

  1. Ola Professor João.

    Nesse comentario irei comentar não apenas o texto atual mas tambem seus utimos tres textos e os diversos comentarios neles.

    Acredito sim que o movimento estudantil esta totalmente perdido, mas não acho que esteja desorientado. O que podemos ver nas assembleias, nos CAs e nas passeatas é uma chuva de bandeiras de partidos policos. para estes partidos é sempre bom desmoralizar o partido que esteja no poder no momento, e porque não usar jovens em busca de uma identidade que querem se tornar grandes herois revolucionarios para tal?

    Acredito ser um fato inegavel a falta de motivos para a atual greve, e acredito que os proprios militantes percebam isso, e dessa forma buscaram de todas as formas possiveis criar situaçoes agressivas para com a PM. Como ja dizia meu avo "quem procura acha".

    Não é dificil pensar no que aconteceu na reitoria da USP, alem de ser um desrespeito total a democracia defendida por estes militantes, ser tambem um verdadeiro TEATRO onde os unicos atores eram os proprios militantes do movimento. Fica claro que a situação foi armada em todo tempo para sair da pior forma possivel.

    Desconheço totalmente a lei que qualifica a USP como uma zona autonoma, porem sei que a USP deve respeitar todas as Leis vigentes primeiramente na constituição fedaral, estadual, e municipal.e sei tambem que o fato de poder agir autonomamente não a torna uma nação soberana como muitos parecem acreditar quando a sitam como autonoma.

    O maior argumento para que a PM não fique no campus como pude ver é o fato dela ser uma entidade atonoma portanto poder escolher a permanencia da PM ou não no campus, como disse não tenho conhecimento da lei que a qualifica dessa forma, porem acredito que seja similar as atuais leis regentes para condominios,mesmo que dentro desses locais possa ser escolhidas algumas leis são tambem obrigados a respeitar as leis vigentes no territorio.Porem este argumento tambem torna a USP um local fechado da mesma forma que os condominios tornando assim a presensa interna da PM puramente facutativa. Mas isso acaba com outro ponto discutido nas assembleias que é o pedido da universidade aberta e livre a todo cidadão pois dessa forma a univercidade seria publica e a presença da PM ou não no campus caberia puramente as instituiçoes responsaveis pela cidade.

    Pensando assim acredito que a intenção de impedir a aula dos alunos pro-greve um crime pois fere o direito do aluno que quer ter aula em diversas leis, entre ela o direito de IR VIR E PERMANECER, o direito a terem as aulas que batalharam para conquistar e o direito de liberdade de pensamento. E isso torna estes alunos tão ou mais criminosos que a PM autoritaria que estão tentando impedir de permanecer no campus.

    ResponderExcluir
  2. Quanto as criticas a PM no campus, tenho de concordar ser real boa parte dos argumentos porem vejo tambem o quanto o movimento é egoista pensando apenas na melhoria do ambiente universitario e não na melhoria da PM no hambito nascional.

    Em nosso pais a diversas instituições corruptas e o que as torna assim são em grande partes os cidadoes que tambem são corruptos em pequena escala. como por exemplo o fato de se pagar uma pequena propina a um guarda rodoviario quando pego em infrações leves, o que estas pessoas não pensam é que se ninguem pagasse a propina estes guardas não a poderiam pedir e dessa forma não seriam corruptos, ou seja nos mesmos alimentamos a corrupçao que combatemos.

    No caso da PM isso não é diferente, são pessoas mal treinadas, que ganham mal, que muitas vezes arriscam a vida em trabalho e ainda são mal vistos por grande parte da população.Porem em minha opinião é um mal necessario! o que precisamos discutir não é so como tornar a PM menos abusiva, menos autoritaria e menos corrupta mas tambem como tornar nos mesmos os cidadãos menos corruptos, menos iguinorantes sobre nossos proprios deveres e direitos e assima de tudo mais respectivos ao proximo.


    Não sou a favor da PM como esta, mas acredito que a melhora não vai ser alcançada apenas brigando, gritando, impedindo o direito dos outros autoritariamente como tem sido feito nos utimos tempos, mas sim melhorando a si mesmos e a sociedade como um todo, enquanto continuarmos agindo como macacos acefalos a PM continuara a agir da mesma forma ja que seus integrantes tambem são integrantes do nosso bando social.


    Novamente peço desculpas por possíveis erros de português e concordâncias porem por possuir dislexia acabam tornando-se cotidianos.

    ResponderExcluir
  3. IBMIN,

    Concordo TANTO com o que você disse, que fica difícil para mim acrescentar qualquer coisa - até porque, não sei se seria capaz de dizer essas coisas tão bem quanto você mesmo disse. Farei apenas duas rápidas observações:
    (1) Costuma-se alegar que que a Universidade tem autonomia administrativa (além de acadêmica). Não conheço a lei, nem os limites exatos dessa autonomia, mas de qualquer forma a alegação não vale um tostão furado enquanto argumento para condenar a presença da PM no campus. Mesmo que ela POSSA dizer "não", o que o adversário tem que me provar é que ela DEVE dizer não. E, repetindo a palavra "autonomia", ele nem sequer COMEÇOU a fazer isso.
    (2) Nunca se preocupe, aqui dentro, com erros de português, ou coisas do tipo. Blog não é livro. É bate-papo, é troca de impressões. Só gente muito chata, pedante e mal educada fica apontando o dedo para erros de português no contexto de um blog. O importante aqui é ter argumentos e ser articulado. Seu texto está ótimo.
    Abração.

    ResponderExcluir